A alternativa desconhecida ao Visto Gold.

Milhões de brasileiros são descendentes de judeus sefarditas e não sabem. A nacionalidade pela via sefardita permite-lhe solicitar a cidadania portuguesa e obter o passaporte europeu, num processo que demora cerca de 2 anos e lhe custa menos de 3000 euros. Não precisa de ter tradições judaicas na família pois a lamentável perseguição levou maioria dos judeus sefarditas à conversão ao catolicismo. Em cada três casos que nos chegam, um tem direito a pedir a nacionalidade por esta via. Não avance para um Visto Gold sem nos consultar.

Portugal é um lugar onde é muito fácil enumerar motivos para decidir mudar de mala e cuia. A começar pelo seu tamanho que tem pouco mais de 92.000 Km quadrados, e em pouco tempo você consegue conhecer paisagens de tirar o fôlego, com histórias encantadoras, que cada região consegue proporcionar. O clima em Portugal é super ameno e o verão muito parecido com o brasileiro, talvez seja por isso que o Brasil é a maior comunidade estrangeira no país. A costa Portuguesa tem muitas praias exuberantes e o Algarve, por exemplo tem a água do mar mais quentinha podendo atingir os 23 a 24 graus no verão. A história e a Cultura Lusitana são um prato cheio para quem gosta do assunto. E falando em prato, a gastronomia é estupenda e os preços dos restaurantes e mercados são bem acessíveis em relação a outros países da União Europeia. Outro fator importantíssimo mas não menos importante e que chama atenção em Portugal é a segurança, pois é considerado um país seguro e com índices de criminalidade que vão reduzindo ano após ano.

Tudo isso é um chamariz imenso para decidir mudar para a “terrinha famosa” e muitos brasileiros fizeram isso com ajuda do Golden Visa. Um visto criado em 2012 com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o país, e que já levou, segundo os dados oficiais, mais de € 4,7 bilhões em investimentos diretos para Portugal, até julho de 2019. O visto Gold, como é conhecido em Português do Brasil, e é uma autorização de residência especial concedida a investidores estrangeiros de modalidades específicas. As principais são: a compra de imóvel no valor igual ou superior a 500 mil euros (R$ 2,3 milhões), o investimento de 350 mil euros em fundos de risco e o depósito de 1 milhão de euros em uma instituição financeira português, porém, no mês passado, o Parlamento português autorizou o governo a promover mudanças nas regras do visto gold, que após sanção presidencial, passa a ser válido para aquisições de imóveis nas cidades do interior ou nas regiões autônomas dos Açores e da Madeira.

Lisboa e Porto, os dois principais destinos dos brasileiros, estão fora do programa. A lei ainda depende de elaboração e sanção pelo governo. Os interessados devem ainda passar pelo menos sete dias em Portugal em um período de 5 anos para conseguir a cidadania. A valorização do real já não ia muito bem e após a pandemia que começou em março de 2020 a moeda caiu ainda mais e sem previsão de alta. Com a moeda brasileira fraca, taxas de juros elevadas no bancos Portugueses e dificuldade em manter investimentos por um período mínimo de 5 anos fazem com que brasileiros adiem a ideia de viver em solo Português. Uma saída ainda menos conhecida mas muito mais econômica, é o pedido de nacionalidade pela via Sefardita. Segundo Anita Novinsky, célebre investigadora da herança judaica brasileira, a grande maioria dos brasileiros são descendentes de judeus sefarditas. Desde 2015 que o Governo português concede aos seus descendentes o direito de solicitar a cidadania portuguesa, e muitos desconhecem essa herança, pois a conversão forçada, pelo conhecido baptismo em pé, levou ao desaparecimento das tradições judaicas. Para saber se tem esse direito, é feito um levantamento da sua árvore genealógica, sendo que as taxas de sucesso para identificação de linhagem sefardita variam entre os 30 e os 60%, de acordo com as origens dos seus avós. Essa origem não precisa de ser portuguesa, sendo que ancestrais portugueses são muitas vezes identificados apenas após várias gerações no Brasil.

Com a dupla nacionalidade os prós são infinitamente maiores que o contras, as taxas de juros nos bancos são bem mais atrativas para Portugueses e a facilidade em manusear contas e conseguir crédito bancários, para além de pagar menos impostos. A vantagem de ser considerado um cidadão europeu é a possibilidade de morar, trabalhar e estudar em Portugal e também nos outros 27 países que fazem parte da União Europeia sem necessidade alguma de visto. O processo para a obtenção da nacionalidade Sefardita após o estudo de viabilidade é bem menor aos cinco anos do Golden Visa.

Está interessado em saber se tem raízes judaicas?

Fazemos um levantamento exaustivo dos seus ascendentes na procura dos seus antepassados sefarditas.